Capacitare

Cursos in Company:

Curso de Preparação Básica para Atendentes da Educação Infantil

OBJETIVOS

A Capacitare, através do curso da PREPARAÇÃO BÁSICA PARA ATENDENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL terá os seguintes objetivos: 

Empreender ações de aprofundamento de conhecimentos essenciais a profissionais que trabalham em creches. 
Os profissionais conhecerão o desenvolvimento mental do ser humano, bem como a aquisição da linguagem infantil. 
Trabalhar-se-ão as fases da linguagem infantil, as funções da linguagem da criança e a linguagem do adulto. 
Analisar-se-á o brincar e a aprendizagem. 

 

PROGRAMA

1. PIAGET E A CRIANÇA 
   1.1. O Desenvolvimento Mental do Ser Humano 
   1.1.1. Estágio sensório motor (de 0 a 2 anos) 
   1.1.2. Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos) 
   1.1.3. Estágio operacional-concreto (dos 7 aos 12 anos) 
   1.1.4. Estágio operacional-formal (dos 12 anos até a idade adulta) 
   1.2. A Aquisição da Linguagem 
   1.2.1. Egocentrismo Intelectual 
   1.2.2. Egocentrismo Social 
   


2. FUNÇÕES DA LINGUAGEM INFANTIL E A FALA DO ADULTO 
   2.1. Fases da Linguagem Infantil 
   2.1.1. Fase receptiva e expressiva de 0 a 6 semanas 
   2.1.2. Fase receptiva e expressiva de 3 meses 
   2.1.3. Fase receptiva e expressiva de 6 meses 
   2.1.4. Fase receptiva e expressiva de 9 meses 
   2.1.5. Fase receptiva e expressiva de 12 meses 
   2.1.6. Fase receptiva e expressiva de 18 meses 
   2.1.7. Fase receptiva e expressiva de 24 meses 
   2.1.8. Fase receptiva e expressiva de 30 meses 
   2.1.9. Fase receptiva e expressiva de 36 meses 
   2.1.10 Fase receptiva e expressiva de 48 meses 
   2.2.Funções da Linguagem na Criança 
   2.2.1. Uso Afetivo 
   2.2.2. Uso Lúdico 
   2.2.3. Uso Prático 
   2.2.4. Uso Representativo 
   2.2.5. Uso Dialético 
   2.3. A Linguagem do Adulto 
   2.3.1. A construção da Gramática 
   2.3.2. Características da Linguagem do Adulto 
   2.3.3. O mamanhães (linguagem da mãe com a criança) 
   


3. O BRINCAR E A CRIANÇA 
  3.1. Conceito de Brincar 
  3.2. O Brincar e as Conversa Intelectuais 
  3.3. O Brincar dos Meninos 
  3.4. O Brincar das Meninas 
  3.5. Necessidades de Aprendizagem e o Papel do Professor 
  3.6. O Brincar estimulante e Motivador