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Cursos in Company:

Formação Prática de Comércio Exterior

OBJETIVOS

Oferecer ao mercado conteúdos e informações de comércio exterior, atualizar, reciclar e aperfeiçoar conhecimentos e técnicas para a operacionalização e controle e operações de Comércio Exterior com ênfase para avaliação de mercados, estágios de negociação internacional, análises de cartas de crédito, formação de preços de vendas de exportação, financiamentos para exportação, logística e seguro internacional. 


PÚBLICO ALVO

Este curso é destinado a profissionais de vendas, produção, administração financeira de bens de capital, serviços que operam ou desejam operar em comércio exterior, profissionais egressos de cursos de administração e/ou comércio exterior e acad6emicos cursando faculdades de administração de empresas e/ou comércio exterior.


METODOLOGIA

O programa é composto de módulos que compreendem todas as variáveis operacionais de comércio exterior. As apresentações serão realizadas com projeções de dispositivas e o participante acompanhará as mesmas através de Manual. Serão apresentados exemplos práticos vivenciados pelo expositor, e os participantes ilustrarão cada fase das apresentações. Ao término de cada módulo serão efetuados os exercícios referentes ao tema proposto.


PROGRAMA

1. Exportação Básica 
   1.1 O Brasil e o Comércio Exterior 
   1.1.1 Potencialidades Brasileiras 
   1.1.2 Balança Comercial Brasileiras de 1994 a 2004 
   1.1.3 Logística de Marketing 
   1.1.4 Blocos Econômicos – Mercosul , Aladi, CAN, NAFTA, UNIÃO EUROPÉIA, G3-G20, China, Japão, Sudeste Asiático, MCCA, ÁFRICA, SACU e ALCA. 
   1.1.5 Fluxograma de Exportação – Destino das Exportações Brasileiras 
   1.1.6 Negociação – Realidade pessoal do Negociador, preparação de reuniões e os Passos da Negociação 
   1.1.7 A Integração – Os 3 Ts – Faixas de Objetivos – Postura de Negociação 
   1.1.8 Incoterms – documentos de Comércio Exterior, SISCOMEX – L/C, Cartas de Crédito 
   1.1.9 Exercícios 


2. Marketing Mix 
  2.1 Internacionalização da Empresa – Gráfico Circular das Variáveis de Exportação 
  2.2 Formação de Preço de Venda para Exportação – Containers, Agentes/Representantes, Publicidade e Propaganda, Promoção e Feiras. 
  2.3 Concorrentes 
  2.4 Regimes Políticos – Políticas Econômicas e Financeiras 
  2.5 Legislação e Normas 
  2.6 Patentes – Geografia, Idiomas e Culturas 
  2.7 Alternativas Financeiras: ACC ACE, Inc.Fiscais – IPI / ICMS – PIS / COFINS – Incentivos Fiscais 
  2.8 Draw-Back 
  2.9 Exercícios 


3. Financiamento às Exportações 
  3.1 Modalidade de Financiamentos Internacionais – Export Finance - Trade Finance 
  3.2 Crédito Bancário–Pré e Pós Embarque–Fortfaiting – Export Notes – Factoring – Debêntures Cambiais 
  3.3 Leasing Internacional – Seguro de Crédito à Exportação – SBCE 
  3.4 Financiamentos às Exportações Brasileiras – PROEX / BNDES 
  3.5 Planilha de Cálculos de Financiamentos 
  3.6 Counter Trade – Barter – Buy-Back 
  3.7 Exercícios 


4. Importação Básica 
  4.1 Nomenclatura e Classificação de Mercadorias – NCM/SH – NALADI/SH – TSUS 
  4.2 Sistemas Administrativos das Importações: LI – LI automática Licenciamento não-automático – DI 
  4.3 Despacho Aduaneiro - DSI 
  4.4 Sistema Fiscal das Importações –p II – IPI – ICMS – AFRMM 
  4.5 Entreposto Aduaneiro – Dap Ex – Tarifários 
  4.6 Planilha de Custos de Importação 


5. “Case” de uma Iperação Complexa 
  5.1 Relato de uma Operação “turn-key”- compreendendo todas as fases de uma operação complexa de exportação para um país da África Oriental.