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Cursos in Company:

Gestão da Inovação Competitiva

OBJETIVOS

Preparar um profissional moderno, flexível, intuitivo e criativo, que desenvolva atitudes de transformar conhecimento em inovação, fazendo acontecer na empresa, movimentos revolucionários, onde todos os seus integrantes passem a participar da construção de um ambiente capaz de gerar processos de mudança de forma integrada e articulada, gerando NOVOS NEGÓCIOS, resultando em ganhos econômicos e sociais, tornando-a cada vez mais próspera e competitiva. 

Estimular nos participantes o desenvolvimento de capacidades para gerar inovação em produtos, processos, gestão e redes (fornecedores, clientes e demais players). 
Propiciar condições de identificar e implementar as ações necessárias a um adequado posicionamento estratégico frente ao processo de mudança e inovação que sustente a prosperidade da organização; 
Desenvolver competências que sustentem “o fazer acontecer” nos processos de mudança e de inovação mediante potencialização da força humana alinhada aos objetivos estratégicos da organização 


METODOLOGIA

O eixo metodológico fundamenta-se na facilitação do processo de aprendizagem mediante integração e articulação de várias dimensões e estímulos: 

Desenvolver as três dimensões ou papéis: o ser, o líder e o gestor; 
Integrar os diversos canais de aprendizagem: vivencial, cognitivo e relacional; 
Utilizar diversidade de estímulos ao processo de aprendizagem: palestras de empresários, cientistas e consultores, seminários, estudo de casos, laboratório vivencial, aulas presenciais, visitas técnicas e elaboração de trabalhos. 


ENTREVISTA PRÉVIA COM PARTICIPANTES - PERFIL DOS PARTICIPANTES

Profissionais que buscam compreender os desafios da inovação competitiva, capacitando-se para atuar nestes ambientes em diferentes segmentos, identificando estratégias e ações direcionadas a gestão deste processo de forma mais competente proporcionando resultados efetivos às instituições. 

PROGRAMA

1. Nivelanto, Integração, Contratação do Trabalho e Projeto de Inovação 
1.1 Apresentação do curso 
1.2 Contrato de funcionamento 
1.3 Integração dos participantes 
1.4 Elaboração do pré-projeto, desenvolvimento e acompanhamento: O que é preciso inovar (pessoa, carreira e organização) ? 


2. Criatividade – A criatividade como fonte pessoal e organizacional para a inovação 
2.1 Mitos e realidade 
2.2 Modelo mental criativo 
2.3 Criatividade no contexto organizacional – Cultura, gestão e resultado 


3. Cenários Globais e Organizacionais de Inovação e Competitividade – Identificando modelos globais e organizacionais de inovação 
3.1 História da inovação e criatividade 
3.2 Ruptura e inovação na gestão 
3.3 Da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento 
3.4 Modelos mundiais de inovação e competitividade – China, Índia, Coréia do Sul, Silicon Vale e Brasil 
3.5 Sistema Nacional de Inovação e competitividade – Legislação, política de patentes, fontes de financiamento e articulação institucional 
3.6 Modelos de inovação nas organizações 


4. Liderança – A liderança como condutora e potencializadora da inovação e da competitividade 
4.1 As competências básicas da liderança 
4.2 Os papéis da liderança – Facilitador, treinador, projetista, etc 
4.3 Modelos de liderança - Servidora, Baseada em princípios, Oriental, Alta performance 
4.4 Visão pessoal e visão compartilhada – a potencialização e alinhamento da força humana na organização 


5. Gestão do Conhecimento - A aprendizagem e a produção do conhecimento como fator de sustentação de inovação competitiva 
5.1 Capital Social como estratégia de inovação e competitividade 
5.2 As bases organizacionais para a criação de conhecimento 
5.3 Competências essenciais como fonte de inovação e competitividade 
5.4 Aprender a aprender – A busca de diferencial competitivo sustentável 
5.5 Modelos de gestão do conhecimento e competências – Cases organizacionais e o Silicon Vale 


6. Planejamento Estratégico - Definir o que as organizações decidem ser 
6.1 Planejamento estratégico como ferramenta de inovação, mudança e posicionamento competitivo 
6.2 O PE gerando aprendizado e alinhamento organizacional 
6.3 As fases do planejamento estratégico – armadilhas e potenciais 
6.4 Cases de sucesso em Planejamento Estratégico 


7. Gestão de Mudanças – A condução planejada de um processo de mudança 
7.1 Gestão das transições: Administrando o lado humano das mudanças 
7.2 Identidade pessoal x identidade profissional: a gestão pessoal da mudança 
7.3 As fases de um processo de mudança 
7.4 O papel dos lideres na gestão do processo de mudança 
7.5 Ferramentas facilitadoras da mudança: Coaching, Counseling, Desenvolvimento de equipes 


8. Marketing Conceito – Construir um posicionamento do negócio com a integração de informações, conceitos e ferramentas 
8.1 Conceito inteligente do negócio, inserção do cliente, expressão no mercado, desenvolver cultura interna, provocador de visões inovadoras e tratamento da imagem = gerador de inovação 


9. Gestão de Projetos - Dar forma, viabilizar, articular os processos da inovação concebida 
9.1 Compreensão do significado e abrangência do projeto 
9.2 Papel da liderança 
9.3 Articulação das partes interessadas e gestão dos interesses 
9.4 Comunicação para nivelar e alinhar 
9.5 Tipos de projetos: novas unidades, produtos e atitude 
9.6 Metodologias disponíveis para gestão de projetos 


10. Negociação – Estar preparado para conduzir os processos inerentes as etapas de mudança e inovação 
10.1 A negociação como ferramenta facilitadora do processo de mudança e inovação 
10.2 A compreensão das diferenças e a gestão dos possíveis conflitos 
10.3 A negociação como propulsora da formação de um objetivo comum 
10.4 Vivências práticas em negociação 


11. Comunicação e Network – Comunicação e network como ferramenta promotora do processo de mudança e inovação 
11.1 Comunicação para a criação de redes de inovação (clientes, fornecedores e demais players) 
11.2 O saber “ouvir verdadeiramente” no processo de aprendizagem, criatividade e inovação 
11.3 Criando e fortalecendo canais cooperativos de comunicação para gerar aprendizagem e inovação 
11.4 A comunicação como instrumento de transmissão unilateral de informações e de controle versus instrumento de diálogo e participação 


12. Encerramento 
12.1 Apresentação dos trabalhos de Conclusão: O que é preciso inovar (pessoa, carreira e organização)? 
12.2 Feedback e avaliação