Capacitare

Cursos in Company:

Equipe da Sa├║de Integrada ao Paciente

OBJETIVOS

Este curso visa preparar profissionais, com formação na área da saúde a praticar ações de atendimento junto a pacientes, familiares, colegas, pares. A instituição, oportunizando a geração da transformação de práticas e atitudes em excelência no resultado de atendimento aos pacientes, familiares e ao cliente interno da organização hospitalar. 
Capacitar Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Terapeutas Ocupacionais a transformarem-se em profissionais flexíveis e ecléticos, desenvolvendo habilidades e capacidade de intuição. 
Agregando novas formas e modelos de comunicação, administração de conflitos, negociação, inteligência emocional, feedback e administração do tempo. Com as ações integradas este curso visa transformar o profissional em um agente intermediador e transformador de processos e habilidades, resultando em um trabalho cada vez mais profissional, potencializando o lado humano, os cuidados e atitudes em toda a trajetória do atendimento ao paciente e seus familiares. 


PROGRAMA

1. IDENTIDADE PROFISSIONAL
1.1 Histórico do assistencialismo
1.2 O significado da escolha profissional
1.3 Contexto organizacional em relação ao pessoal: missão, visão e valores

2. ASSISTÊNCIA AO PACIENTE
2.1 Conhecendo o paciente: aspectos emocionais e a dinâmica familiar
2.2 Dor, sofrimento e morte:
2.2.1 Auto-conhecimento, preparação e processamento
2.2.2 impacto na equipe, na família e em outros pacientes

3. HABILIDADES
3.1 O papel do líder – eu e o grupo
3.2 Equipe multiprofissional e o atendimento ao paciente: liderança compartilhada
3.3 Comunicação
3.4 Relacionamento inter-pessoal e feedback
3.5 Negociação
3.6. Inteligência emocional
3.7. Administração do tempo
3.8. Instrumentos da qualidade

4. COMPETÊNCIAS
4.1 Diretrizes estratégicas da instituição
4.2 A atuação profissional alinhada às diretrizes
4.3 Gestão por competências – identificando recursos comportamentais
4.4 Potencializando as competências individuais e da equipe:
4.4.1 Avaliação e acompanhamento funcional
4.4.2 Coaching
4.4.3 Aconselhamento, treinamento
4.4.4 On the job training
4.4.5 Feedback
4.5. Estudo de cases