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Análise do Risco de Crédito

OBJETIVOS

Em tempos de aumento da inadimplência a análise de crédito torna-se fundamental na condução dos negócios. Somente a partir de uma abordagem técnica é possível a tomada de decisões consistentes e voltadas a manutenção da liquidez da empresa.
Nos últimos anos verifica-se no Brasil um significativo aumento da oferta de crédito às pessoas físicas e jurídicas. No entanto, visando o aumento das vendas, procedimentos elementares de análise de crédito deixaram de ser observados, implicando em índices crescentes de inadimplência.
A proposta deste treinamento é fornecer aos participantes uma visão detalhada dos processos de análise de risco de crédito com ênfase em estratégias que previnam e reduzam a inadimplência.
Todo o trabalho será conduzido de forma prática, aliando a teoria apresentada com exercícios estruturados a partir de situações reais vivenciadas pelo departamento de crédito das empresas.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuem na área financeira, analistas de crédito, administradores, contadores e economistas. 


PROGRAMA

1- INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CRÉDITO: este módulo apresenta os fundamentos econômicos da análise de crédito, identificando conceitos básicos que devem fazer parte do dia-a-dia dos profissionais.
a. Fundamentos da Análise de Crédito – diferença entre risco e incerteza 
b. Informação assimétrica nos mercados de crédito – sinalização, seleção adversa e risco moral
c. Abordagem prática para os Cs do crédito – utilização do conceito na análise de uma solicitação de crédito
d. Motivos que levam à inadimplência
e. Gestão da carteira – análise de índices de desempenho
f. Estruturação de uma política de crédito – definição de parâmetros

2- ANÁLISE DE CRÉDITO DE PESSOAS FÍSICAS: o módulo apresentará de forma prática como deve ser avaliado o cadastro de pessoas físicas, proporcionando ainda um “overview” das técnicas estatísticas de análise massificada.
a. Estruturação e análise de cadastro – exercício
b. Checagem da documentação disponibilizada pelo cliente 
c. Busca e utilização de referências – interpretação correta das informações
d. Estruturação da entrevista de crédito – busca de informações através da postura corporal do cliente
e. Estratégias de negociação para a coleta de informações pessoais do cliente
f. Métodos para o estabelecimento de limites de crédito – visando sempre atingir o potencial de compra total do cliente
g. Introdução à análise estatística – Credit Scoring e Behavioring Scoring

3- ANÁLISE DE BALANÇOS: o módulo apresentará de forma prática como deve ser realizada a análise de balanços de empresas de diferentes portes.
a. Análise vertical e horizontal - Exercício
b. Índices de liquidez - Exercício
c. Índices de endividamento – Exercício
d. Prazos médios - Exercício
e. Índices de rentabilidade - Exercício
f. Índices de alavancagem - Exercício
g. Análise do IOG - Exercício
h. Análise DU PONT - Exercício

4- ESTUDO DE CASO COMPLETO: o encerramento do treinamento se dará a partir da utilização de todas as ferramentas apresentadas na análise de três balanços de uma sociedade anônima listada em bolsa.