Capacitare

Cursos in Company:

Gestão do Fluxo de Caixa

OBJETIVOS

Em tempos de aumento da inadimplência a gestão do fluxo de caixa torna-se fundamental na condução dos negócios. Somente a partir de embasamento técnico é possível a tomada de decisões consistentes voltadas à manutenção da liquidez da empresa.
A proposta deste treinamento é fornecer aos participantes uma visão detalhada da estruturação e gestão do fluxo de caixa com ênfase em estratégias para a manutenção da liquidez.
Todo o trabalho será conduzido de forma prática, aliando teoria e exercícios estruturados a partir de situações reais vivenciadas pelo departamento de crédito das empresas.


PROGRAMA

1 - INTRODUÇÃO À ANÁLISE FINANCEIRA: este módulo apresenta os fundamentos econômicos da gestão financeira e o papel deste profissional.
a.O que é análise financeira
b.O papel do analista financeiro nas empresas
c.Fundamentos econômicos da gestão financeira

2 - ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: este módulo apresenta a estrutura das demonstrações contábeis, a partir de exemplos a serem desenvolvidos durante o treinamento, oportunizando um aprendizado prático aos participantes.
a.Balanço Patrimonial
b.Demonstração do Resultado do Exercício
c.Demonstrações dos Lucros ou Prejuízos Acumulados

3 - GESTÃO FLUXO DE CAIXA: o módulo apresentará a gestão de fluxo de caixa na prática, a partir de exemplos e exercícios.
a.Fatores que afetam o fluxo de caixa
b.Os ciclos: operacional, financeiro e econômico
c.Regime de competência e regime de caixa
d.Gestão de tesouraria
e.Administração do caixa, do contas a receber, do contas a pagar
f.Controle do capita de giro
g.Custos financeiros, “orvertrade” e efeito tesoura
h.Desequilíbrio financeiro

4 - PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: uma das principais funções do gestor financeiro consiste em planejar e antecipar as necessidades de caixa que a empresa pode enfrentar. O módulo apresentará ferramentas para este planejamento.
a.Planejamento
b.Implantação setorial e consolidado
c.Mapas e planilhas auxiliares
d.Modelos

5 - ANÁLISE E FLUXO DE CAIXA: esta etapa final do treinamento propõe a análise e a interpretação de todas as técnicas e conceitos apresentados ao longo do dia através de exercícios e simulações.
a.Análise dos resultados
b.Interpretação
c.Acompanhamento e avaliação
d. Revisão e controle